Franquia de turismo aposta em roteiros diferentões para crescer

Trip4u monta pacotes de viagens com experiências personalizadas. Franqueados participam da criação

Divulgar uma foto do quadro Monalisa, do Museu do Louvre, conquistada depois de acirrada disputa em meio a uma multidão de turistas é legal, mas visitar túneis subterrâneos da França ou ter dicas do melhor ponto para a foto perfeita com a Torre Eiffel dá um gostinho ainda melhor à viagem. Pensando justamente em dar ao turista uma vivência única e diferente dos pacotes tradicionais que incluem os pontos turísticos convencionais e lotados, a diretora Gabriela Frizzo criou a Trip4u (www.trip4u.com.br). A rede, fundada em 2015, monta roteiros personalizados e se dedica a levar experiências diferentes aos viajantes, de acordo com o perfil deles.

“O barato pode sair caro, se a pessoa vai a um país sem conhecimento do destino. Ela vai se juntar a uma leva de turistas nos pontos turísticos e perder a chance de explorar e conhecer o que o lugar tem de melhor, deixar de visitar cantinhos escondidos ou de fazer passeios com cenários e histórias incríveis”, aponta Gabriela, cujo negócio foi eleito case de sucesso pelo Sebrae em 2016.

“Os roteiros anunciados com preços já definidos por agências e operadoras nem sempre são pensados para explorar as predileções de quem viaja, deixando a experiência para segundo plano. Se a pessoa quer países como França, Itália e Espanha, por exemplo, e não gosta de vinhos, qual a razão de incluir uma vinícola no roteiro?”, indaga Frizzo.

Cocriação com Franqueados

O roteiro da Trip4u é desenvolvido pelos franqueados, que têm autonomia para explorar a criatividade e apresentar propostas à matriz. Este é o perfil que a franquia busca: o empreendedorismo aplicado de baixo para cima. Entre as experiências de lazer já elaboradas e que constam no catálogo estão: aventura, negócios, country, esportes, cultural, romântico, infantil, entre outras. A operadora, inclusive, faz parte do seleto time autorizado a vender pacotes para o Rock in Rio Lisboa.

Os clientes também são ouvidos para criar novos destinos. “Imagine um fã de futebol que pretende ir a Roma. Para tornar o tour mais interessante, podemos tentar um encontro com Falcão – ex-jogador de futebol conhecido com o rei da cidade -, por exemplo. Assim, ele mostra os principais pontos turísticos da cidade, tornando o momento ainda mais especial”.

Com 16 unidades espalhadas pelo Brasil – oito delas no Rio de Janeiro -, a rede prevê a abertura de mais 15 unidades em 2018. O investimento inicial para abrir uma franquia da Trip4U é de R$ 20 mil no modelo Home Based, R$ 60 mil no Office (salas e escritórios com 30 m²) e R$ 120 mil no Store (pontos comerciais com 40 m²), já somados capital de giro e taxa de franquia. A média de faturamento é de R$ 70 mil no padrão Home Based, R$ 200 mil no Office e chega a R$ 350 mil (Store), com prazo de retorno de investimento de 24 meses.

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