março 8, 2018

Analisando os números

Se você é novo no sistema de franquia ou até mesmo como empresário os números podem te deixar um pouco mais confuso na hora de decidir por uma marca. Ao mesmo tempo os números auxiliaram e muito nesse processo, então é extremamente importante você saber lê-los corretamente.

Primeiramente, vamos entender o que alguns números significam e depois partimos para uma analise um pouco mais profunda.

Investimento Inicial

Estimativa de valor necessário para implantar uma nova unidade. Estimativa significa que não é valor exato, o investimento pode variar de acordo com inúmeros fatores e você não pode culpar a franqueadora por isso. É seu dever durante a implantação gerenciar o processo para se manter o  mais próximo do investimento inicial previsto, nisso a franqueadora poderá lhe auxiliar.

Faturamento médio

O faturamento médio é calculado somando todos os faturamentos das unidades e dividindo pelo número de unidades em operação. Então existem unidades faturando abaixo e unidades faturando acima da média, correto?
Este valor pode ser uma boa meta inicial se o potencial de mercado da sua futura unidade também estiver na média da rede.

Lucratividade Média

Lucratividade média é a porcentagem do faturamento que, em média, sobra no final do mês. A lucratividade é influenciada pelo custos da operação, por exemplo, um custo fixo muito alto reduzirá a lucratividade do negócio. Novamente estamos falando de média da rede, logo existem unidades com maior e menor lucratividade.

Tempo médio para Breakeven

Breakeven Point pode ser traduzido como Ponto de Equilíbrio, quando a empresa fatura o suficiente para pagar os custos não apresentando resultado negativo nem positivo, ou seja, esta financeiramente “empatando”. As franquias conseguem calcular a média de tempo que as unidades levam para atingir o breakeven. Essa é informação importante por que irá determinar quanto tempo, em média, você precisará injetar dinheiro para pagar os custos da operação. Dentro desse período não é possível avaliar se a unidade será lucrativa ou não, você deverá acompanhar a taxa de crescimento e estar preparado para isso.

Retorno de investimento

Que tempo é dinheiro todo mundo sabe, o que precisamos saber é quanto tempo a empresa precisará para devolver o dinheiro investido, isso Retorno de Investimento. Podemos confirmar a coerência desse indicador recalculando com as informações apresentadas pela franquia.

Rentabilidade

Esse é um calculo que poucas pessoas fazem, mas é interessante fazer neste momento. Rentabilidade é o quanto a unidade poderá render em relação ao investimento inicial, será calculado a partir da média de lucro dividido pelo investimento inicial. No exemplo abaixo ficará mais fácil entender, este item ajudará você a entender a diferença entre deixar o seu dinheiro em uma aplicação ou investir em uma empresa.

 

Vamos exemplificar a situação para ficar mais fácil a sua analise, seguem alguns dados fictícios para começarmos:

Investimento Inicial: 100mil
Faturamento médio: 30mil
Lucratividade média: 20%
Tempo médio para Breakeven: 3 meses
Retorno de Investimento: 36 meses

Vamos fazer alguns cálculos para decidirmos se os números estão coerentes, seguem:

Lucro médio: 30mil*20% = 6mil/mês
Considerando o faturamento, 6mil/mês é uma boa lucratividade

Rentabilidade: 6mil / 100mil = 0,06 ou 6% ao mês
Verifique em suas aplicações se existe alguma opção rendendo 6% ao mês, é claro que você precisa considerar também os riscos das operações.

Retorno de investimento: 100mil / 6mil + 3 meses para breakeven = 19,6 ou 20 meses
Ainda precisa ser considerado o capital de giro que será consumido durante os 3 primeiros meses de operação, mas já é possível ter uma ideia de tempo para retorno. A franquia prevê 36 meses, essa diferença pode ser uma margem de segurança, uma informação desatualizada ou um problema com os números, melhor verificar com a franquia!

Agora a pergunta é: Essas previsões estão dentro das suas expectativas? A unidade não vai render mais só porque você espera mais! Por isso é importante avaliar os números e investir em um marca que esteja coerente com o que você busca.

ATENÇÃO: Você não deve entender esses números como promessa de resultado. Os resultados variam de unidade para unidade e estão intimamente ligados a sua dedicação como franqueado em qualquer marca!