Com certeza adquirir uma franquia apresenta menos risco do que abrir um negócio por conta própria.

Para uma marca ser uma franquia é importante ter testado e comprovado seus processos, produtos e serviços. Além disso tem a obrigatoriedade por lei de apresentar resultados e condições de forma muito transparente.

Mesmos existindo uma lei para regulamentar o segmento é importante você saber avaliar se a franquia em questão atende às suas expectativas.

Separamos algumas dicas e cuidados para você analisar durante a escolha da sua franquia ideal.

Você se identifica com o segmento?

Mesmo que você não precise trabalhar diretamente no operacional da empresa é importante você se identificar pelo segmento que irá atuar. Isso lhe dará mais motivação e entusiasmo para desenvolver a sua empresa e colaborar inclusive com o crescimento da marca.

Você está pronto para ser um empresário?

Mesmo comprando uma franquia você será dono e responsável pela sua empresa. Ser empresário é não ter horário para cumprir e não ter salário garantido no final do mês, você precisa estar ciente e pronto para encarar essas condições.

Você entende que precisará seguir regras?

Para qualquer franquia dar os resultados esperados uma das condições primordiais é que sejam seguidos à risca os processos que deram certo uma vez. Isso implica em você ter que seguir as regras e condições impostas pelo contrato de franquia e pelos manuais.

Você está disposto a correr os riscos inerentes ao negócio?

Mesmo abrindo uma franquia de sucesso sempre vai existir um risco no negócio. O sucesso de uma unidade irá depender da marca, dos processos, do mercado e do trabalho que você está disposto a fazer para cumprir suas metas.

Você fez suas pesquisas por conta própria?

É importante você ser independente na busca por informações sobre a franquia que está analisando. Não se contente em ler a COF,  converse com os franqueados, pesquise e colete informações de outras fontes. Pense que essa pode ser uma das decisões mais importantes da sua vida.

Você tem o capital necessário?

Quando você se identifica  com o segmento, conhece a marca e se empolga com a ideia de ser um franqueado, tome atenção aos números. Analise os investimentos, os prazos, os custos e simulações com muita atenção e jamais tome uma decisão baseada no envolvimento emocional do momento.