Com tantas marcas no mercado do franchising fica um pouco confuso definir a opção que mais se enquadra com os seus objetivos. Pensando nisso seguem algumas dicas para identificar a franquia certa para você. Aproveite!

Selecione as marcas de acordo com o seu perfil de empresário

No minimo 50% do sucesso de uma unidade está ligado à motivação e envolvimento do franqueado, então se não se identifica com o negócio não invista, mesmo que os números pareçam atrativos.

Preste atenção na coerência das informações

Ao acessa a pagina da marca analise de forma geral as informações. Preste atenção no valor do investimento inicial, tempo de retorno, faturamento médio, lucratividade e tempo médio para breakeven. A franqueadora deve considerar os valores médios da rede para calcular esses itens, mas deve existir uma coerência entre essas informações. Leia aqui outro artigo que falamos sobre os números da franquia.

Desconfie de promessas de resultado

Está certo que podem existir negócios excepcionalmente rentáveis, mas isso é muito raro, converse com mais franqueados da rede para confirmar os resultados. Por lei a franqueadora não pode prometer resultados financeiros, ela deve demonstrar o que está sendo possível alcançar.

Entenda a relação entre as partes

Você não é cliente da franqueadora e não aceite ser tratado como, a relação deve ser uma relação de parceria. A franqueadora jamais falará à um cliente sobre seus problemas internos, e nenhuma franqueadora esta isenta de tê-los, mas como parceiro de negócio é seu direito conhecer a realidade e seu dever contribuir para melhorias.

Desconfie de pressão para fechamento

Todas as franqueadoras tem interesse em expandir, mas isso deve ser de forma sólida e produtivo para as partes. Afirmações do tipo “Temos que reservar o território” ou “Tem outro candidato interessado” não ajudam no seu processo de decisão. Lembre que você não esta comprando um celular, você esta mudando o seu estilo de vida.

Entenda os riscos da franquia

Entender os riscos de cada marca é fundamental para uma tomada de decisão consciente. Abrir um negócio sempre envolve riscos, quando se trata de uma franquia eles são minimizados, mas não deixam de existir. Desconfie de franquias que falam em risco zero!