fevereiro 26, 2018

O sistema de Franquia

 

O sistema de franquia é uma estratégia utilizada para expandir uma marca em territórios diversos através de um acordo entre franqueadora e franqueado.

Este acordo deve ser regulamentado através de um contrato de franquia que define os direitos e deveres das partes.

O sistema de franquia no Brasil

Na década de 50 nos EUA o sistema de franchising era uma prática quase que exclusiva norte americana. Tendo seu crescimento expressivo devido a atuação das marcas MCDonald’s e KFC que tomaram a frente esse crescimento.

O sistema desembarca no Brasil na década de 60 liderada pelas escolas de idioma Yázigi e CCAA. Na próxima década, marcas de diversos segmentos adotaram o sistema para auxiliar na sua expansão de território. Enquanto isso entravam no mercado nacional as gigantes americanas.

Na década de 80, com o surgimento da ABF é que o sistema de franquia se desenvolve de forma mais acelerada e estruturada.

Percebendo as necessidades de regulamentar o setor em pleno crescimento foi aprovada, em 1994, a lei de franquia 8.955/1994. Esta dispõe da relação franqueadora e franqueado, além de regulamentar a Circular de Oferta de Franquia e as providências contratuais.

Com a aprovação da lei e com o papel regulador desempenhado pela ABF, o sistema de franquia toma força no país, dando maior credibilidade às franqueadoras e segurança aos futuros franqueados.

Com o crescimento contínuo e a profissionalização do setor, hoje estamos acompanhando o processo de internacionalização do franchising brasileiro.