fevereiro 26, 2018

Termos e Taxas

Se o sistema de franquia é algo novo para você, é possível que esteja uma pouco confuso com tantos termos específicos.

Separamos algumas informações para te ajudar a entender melhor o sistema e poder tomar sua decisão de forma mais consciente.

Conheça os alguns termos e expressões utilizadas:

Franqueador ou franqueadora

O detentor da marca e do conhecimento, é o agente responsável pelo desenvolvimento da rede, por definir os processos internos, acompanhar e prestar suporte ao franqueado e fortalecimento da marca no território da atuação.

Franqueado

Quem compra e gerencia uma unidade franqueada, deverá seguir os padrões, processos e orientações da franqueadora. Todo franqueado também é um empresário e tem a responsabilidade sobre suas decisões e estratégias.

Know-How

É o conjunto de conhecimentos e processo da franqueadora, que seguidos de forma correta auxiliará no sucesso da unidade franqueada. O know-how é uma das razões para comprar uma franquia, eliminando o processo de erros e acertos do inicio de um empresa, a franqueadora já passou por este processo e já sabe o que dá resultado.

COF – Circular de Oferta de Franquia

Este é um documento previsto na lei do franchising e substitui o plano de negócio, este documento deve ser montado seguindo as orientações da lei e deve conter todas as informações sobre a franquia, direitos e deveres das partes e todas as informações financeiras relacionadas à implantação e continuidade.

Contrato de Franquia

Por lei deve existir para oficializar a relação empresarial das partes. O contrato de franquia deve conter todas as condições, orientações e regulamentar a relação entre o franqueado e o franqueador.

Investimento Inicial

Estimativa de investimento divulgada pela franqueadora para abrir uma unidade franqueada, pode variar de acordo com as suas decisões durante o processo de implantação e também de acordo com os acordos e condições da franqueadora. Todo investimento deve retornar ao investidor, as marcas geralmente divulgam o tempo médio previsto para isso acontecer.

Taxa de franquia ou afiliação

Valor pago pelo franqueado ao franqueador para ingressar no sistema de franquia, ter a liberação de uso da marca, ter acesso ao know-how da franquia e, geralmente, receber o treinamento inicial. Este é um pagamento único realizado somente na assinatura do contrato de franquia.

Taxa de royalties

Pagamento geralmente mensal feito pelo franqueado ao franqueador que remunera o suporte contínuo da franqueadora como visitas de campo, auditoria e treinamentos de reciclagem, além da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Fundo de Marketing

É uma arrecadação feita pela franqueadora para investir no fortalecimento da marca em nível nacional, todas as ações pagas pelo fundo de marketing devem beneficiar todos os franqueados de maneira igualitária. A existência do fundo de marketing não substitui a divulgação regional, sendo esta responsabilidiade de cada franqueado.

Taxa de Renovação

O contrato de franquia tem prazo determinado, geralmente são 5 anos, mas existem marcas que trabalham com até 30 anos. Na renovação do contrato pode ser cobrada uma taxa, normalmente o mesmo valor da taxa de franquia inicial. Algumas marcas obtam por isentar esta taxa ou condicionar a isenção ao histórico do franqueado, é importante verificar na leitura da minuta do contrato.

Repasse ou Unidade Chave na Mão

É a venda de uma unidade já aberta, com resultados comerciais e financeiros reais e analisáveis. Pode ser uma boa alternativa para quem não quer passar pelo processo de estabilização de uma empresa.